quinta-feira, 3 de julho de 2008

A inspiração para este pedal aconteceu no verão de 2006 quando eu passava por Bagé no Rio Grande do Sul para conhecer o IPEP, Instituto de Permacultura e Ecovilas dos Pampas. Lá chegando chamei por algúem que devia estar a minha espera mas o lugar parecia deserto, então entrei pela única porta que estava aberta e acordei um velho senhor cujo nome eu viria a conhecer no dia seguinte: Manoelito Pedal de Prata como ficou famoso.

Uma pessoa de uma humildade até desconcertante, carregava consigo um grande livro com a documentação de décadas sobre duas rodas que lhe tinham rendido recentemente o recorde do Guiness como o homem que mais quilômetros acumulou sobre uma bicicleta. Já tinha passado dos sessenta anos e desde os vinte e poucos pedalava pela América Latina sem folga registrando tudo em seu livro: fotos, reportagens, títulos... Um grande contador de histórias que não pararia de contá-las enquanto tivesse um ouvinte interessado.

Ao conhecer o Manoelito pensei pela primeira vez em viajar de bicicleta, o que é conhecido como cicloturismo, para mim parecia uma grande idéia que eu me espantava de não ter tido quando me arriscava em caronas de estranhos para viajar com pouca grana. Desde então fiz apenas duas viagens de bicicleta, uma acompanhado de uma amiga de Brasília até Pirinópolis com seus 300km de ida e volta e outra com dois amigos até a Chapada dos Veadeiros, 250km apenas ida. Agora já faz mais de um ano que não realizo uma travessia assim mas resolvi pedalar uma distancia muito maior que me levará do Paraná a Buenos Aires, se tudo correr bem.

Fiquei sabendo que Manoelito faleceu este ano quando passava mais uma vez pelo Rio Grande do Sul então é uma honra deixar o meu registro de sua história e seguir alguns caminhos que ele tantas vezes percorreu. Minha viagem começa em Brasília, de ônibus e continua em Foz do Iguaçu, onde comprarei os acessórios necesários pra realizar esta viagem e sigo sem preça rumo a Buenos Aires, onde farei um curso de cozinheiro e inicio meu aprendizado sobre a outra América Latina.

Nenhum comentário: